quarta-feira, 28 de maio de 2008

Amenizar o Conflito com a Cultura da Empresa



Cada empresa possui sua própria cultura, seu conjunto de valores, práticas e processos formais e informais. E pode haver conflitos, mesmo que o funcionário já esteja um bom tempo, ou que esteja chegando a companhia, entre essa cultura empresarial e a personalidade ou ponto de vista do funcionário sobre como a empresa deveria trabalhar.


Na maioria das vezes, não é possível mudar essa cultura, pelo menos de baixo para cima. O que quase sempre ocorre, se o funcionário não vai embora, é que ele, a contragosto, se adapte a cultura reinante. Mas isso sem deixar de gerar conflito interno que pode atrapalhar o rendimento desse profissional. Para amenizar esse embate, alguns funcionários se valem dessa simpatia para diminuir os efeitos de revolta de trabalharem sob um status quo inaceitável.


Fazendo a Simpatia


Recolha um punhado de poeira, pó ou similar que seja da empresa. Pegue essa sujeira e a coloque em um saco branco de algodão. Amarre com uma fita vermelha e guarde num lugar escuro, longe da luz do sol. Sete dias depois, vá a uma cachoeira, córrego ou rio de água limpa, na manhã de um dia ensolarado, e despeje a poeira na água para ser levada. Se tem dado certo? Claro,pergunte ao pessoal do Itaú para saber mais a respeito.

Nenhum comentário: